Hidratação corporal.


Cuidados com o Corpo


Não é só a pele do rosto que deve ser tratada, a pele do corpo também necessita de cuidados especiais, principalmente as mais branquinhas. No verão os cuidados são com sol, o protetor solar deve ser indispensável para proteção da pele.  Outro cuidado essencial é a hidratação corporal.
A hidratação é um procedimento onde se fornece substratos à pele para que esta consiga manter a água em suas camadas.
Por trazer muitos benefícios à pele, pode ser usada como complemento de todos os tratamentos que promovem esfoliação: peelings, laser ou simplesmente para nutrir uma pele desvitalizada.

A hidratação é indicada para todos os tipos de pele, principalmente para peles secas e desvitalizadas. É realizada através de massagens manuais, tendo auxílio de aparelhos e máscaras nutritivas, potencializando a melhora da textura e do tônus da pele.
Uma pele hidratada apresenta um bom nível de umidade em sua camada mais superficial, o que se reflete em maciez, elasticidade e suavidade ao toque.
A hidratação corporal além de ter como objetivo repor a perda de água da pele  e restabelecer o grau de hidratação, promove um relaxamento da musculatura, aliviando o estresse.

Clima Frio e a Pele

No clima frio o clima seco, vento em excesso, mudanças bruscas de temperatura e principalmente os banhos quentes, repetidos e demorados, são os principais agentes de agressão à pele no inverno.
No inverno, a pele torna-se mais ressecada, enrugada, áspera e opaca. É o momento de reforçar os cuidados, tanto no corpo como na face. E de fazer alguns procedimentos estéticos. Cuidar da pele é uma questão de saúde, e não somente estética. Uma  forma de cuidar é uma boa hidratação.
Não descuide da hidratação. Além de deixar a pele cheirosa e macia, um bom creme hidrante pode ajudar a evitar o aparecimento das indesejáveis estrias, que costumam aparecer na barriga, nos seios e no quadril.

Hidrate seu corpo nesse inverno!


Com as baixas temperaturas, a pele perde a elasticidade natural. Por não transpirar, ela também resseca e favorece a evaporação da água do organismo. Além de diminuir a hidratação, deixa o organismo mais exposto a algumas doenças, como alergias e escamações da pele.  
Quem tem pele seca sofre ainda mais nessa época do ano. Além de usar cremes específicos para o tipo de pele do seu rosto, é preciso atenção redobrada com a pele do corpo, pois é no inverno que há o maior risco de ficar com a aparência mais envelhecida.
Apesar de um banho quentinho ser uma delícia, a água quente também ajuda a ressecar a pele. Os banhos muito demorados aumentam a chance de ressecamento, principalmente se você não usa hidratante e protetor solar todos os dias. Além disso, evite usar buchas nesse período, pois elas retiram um pouco da gordura protetora que existe na superfície da pele.
Eu sei que é terrível passar cremes nesses dias frios  mas vale a pena, sim, um cuidado especial.
Você já tem seu hidratante de inverno preferido? Se ainda não, confira algumas opções para deixar sua pele saudável e macia.

Hidratantes para o inverno

Os hidratantes para usar no inverno possuem uma consistência mais grossa e mais concentrada. Tem poder de hidratação maior que os cremes comuns. Alguns dos ingredientes mais hidratantes para esse tipo de creme é a manteiga de karité e também a ureia.

óleo não hidrata a pele, apenas o creme.
Achei uma explicação muito fácil de entender sobre esta diferença entre o óleo e o hidratante corporal na nossa pele:
A água é uma molécula pequena, e o óleo uma molécula grande, não é mesmo? Aprendemos também que a pele possui poros beeem pequenininhos. Portanto, o óleo não tem a capacidade de penetrar na pele. Como ele não penetra, ele não consegue hidratar a pele bem a fundo. Sendo assim, a única função do óleo corporal é ser responsável por criar uma película sobre a pele, e não deixar que a água saia, aí sim desidratando nossa pele.
Mas, assim como devemos tomar água todos os dias, a nossa pele também precisa “beber” água todo dia, e para isso, devemos passar cremes hidratantes, que têm água e diversos ativos hidratantes em sua formulação (como colágeno, aveia, cupuaçu, semente de uva, entre outros) que penetram na pele, nutrindo-a e deixando-a bem saudável.

Portanto, a dica é: usem hidratantes corporais em forma de creme todos os dias, seja no inverno ou no verão. Passe de preferência após o banho, pois os poros ficam bem dilatados e o creme penetra bem. E use o óleo apenas uma vez por semana, para criar essa película sobre a pele.
E lembre-se de pelo menos de 15 em 15 dias fazer uma boa esfoliação corporal retirando células mortas, poluição e restinhos de cremes e óleos que nem sabemos que estão na nossa pele ainda… Assim, com a esfoliação, facilitamos ainda mais a penetração dos nossos queridos cremes.


Fonte de pesquisa :http://belezaesaude.dae.com.br/cuidados-com-o-corpo/ http://moguinha.com.br/2010/07/oleo-x-creme-quem-hidrata-mais-nesse-frio/,

Tui Na

O Tui Na emprega técnicas de massagem para estímular ou sedar os pontos dos meridianos do paciente, visando o equilíbrio do fluxo de energia por estes canais.
É ensinado nas escolas de acupuntura como parte da capacitação dos alunos para o trabalho em medicina Oriental.
Várias escolas de artes marciais orientais também ensinam o Tui Na a seus alunos mais adiantados para uso pessoal e profissional.
O Mestre Liu Pai Lin, grande divulgador desta técnica no Brasil, afirmava em seus cursos que esta é uma técnica tão importante quanto a acupuntura. Destacava que o terapeuta de Tui Na que compreenda profundamente os princípios do diagnóstico e do tratamento segundo a medicina tradicional chinesa exerce uma arte terapeutica completa e eficaz.


Indicações de uso do Tuiná

O Tuiná pode ser usado para tratar várias disfunções, entre as quais lesões dos tecidos moles, como também muitos outros tipos de doenças, na cirurgia, ginecologianeurologia, os cinco órgãos dos sentidospediatria, etc. É especialmente satisfatório para pacientes infantis e idosos. No presente, entretanto, o Tuiná chinês está dividido em vários ramos, tais como: adulto, infantil, ortopedia e traumatologia,cosmetologiaprevenção da saúdereabilitaçãomedicina esportiva e assim por diante.
O Tuiná Adulto é tradicionalmente usado para tratar diversos problemas de súde, como: espondilopatia cervicalestiramento lombar,prolapso do disco intervertebral lombar, estiramento lombar agudo, artrite reumatóideepigastralgiagastroptoseconstipaçãohipertensão e seqüelas da apoplexia. O tratamento de diabetes com o Tuiná Adulto, há muito tem sido reportado. Se a colite alérgica e a úlcera duodenal bulbar forem tratados com o Tuiná Adulto, a cura será atingida mais rapidamente. Nos anos recentes, o tratamento da insuficiênciacoronariana crônica e a angina pectoris, com o Tuiná Adulto, foi, também, notavelmente desenvolvido.
O Tuiná Infantil apresenta efeitos satisfatórios quando usado pra tratar distúrbios do sistema digestivo, como: diarréiasvômito, dor abdominal e obstrução intestinal; apresenta, também, notáveis efeitos quando aplicado no tratamento de deficiência da Vitamina Ddistrofia,anorexiasarampotossedisenteria bacteriana, infecção no trato respiratório superior, bronquite asmática, anemia e febre. Além disso, desempenha um papel evidente em aumentar a imunidade infantil. Depois de tratados com o Tuiná Infantil, crianças suscetíveis ao resfriadocomum, devido à baixa função imunológica, podem se manter afastadas do mesmo por um longo tempo.


Efeitos do Tuiná

O Tuiná tem o efeito de dupla direção na regulação do função corporal. Por exemplo: o Tuiná aplicado nos Acupontos correspondentes no abdômen e nas costas ou, nos membros superiores dos pacientes com hiperperistalse ou hipoperistalse, pode aumentar ou diminuir a peristalse anormal, fazendo-a retornar ao estado normal. A função fisiológica anormal do corpo é geralmente devido a doenças causadas por bactériavírusprotozoário ou fatores químicos e físicos. Os medicamentos podem ser usados para conter o crescimento da bactéria ou vírus ou eliminá-los. Mas isso não assegura que a função fisiológica anormal será naturalmente corrigida. É por isso que a cura é mais demorada quando alguma doença for tratada somente com medicamentos. Neste caso, se o Tuiná for acrescentado, a cura virá mais cedo. As teorias da Medicina Tradicional Chinesa acreditam que o Tuiná aja nos Pontos, canais e colaterais ao longo do corpo, regulando o funcionamento dos órgãos internos. Isto é, o Tuiná pode desobstruir os Canais e Colaterais, promovendo a circulação sangüínea e regulando o Yin e o Yang, para que a função do corpo volte ao normal.
Pesquisas modernas provam que o Tuiná melhora a microcirculação do sangue e do sistema linfático, que traz recuperação mais rápida para as várias lesões dos tecidos moles, tais como o deslocamento e a contusão. Além disso, porque o Sistema Nervoso, controlando a microcirculação dos órgãos internos, se conecta com a pele. O Tuiná, aplicado em pontos certos sobre a superfície do corpo, pode regular também a microcirculação dos órgãos internos que ajusta o funcionamento dos mesmos. É por isso que o Tuiná, podendo exercer efeito noSistema Nervoso Central, pode ser usado para provocar anestesia, para baixar a febre nas crianças, ajustando a temperatura do corpo e para tratar a hipertensão e a neurose.
Altas dosagens de medicamentos químicos, usados por muito tempo, pode resultar em resistência à droga e os efeitos colaterais de algumas drogas pruduzirão sérias seqüelas. Porém, o Tuiná não só não produz efeitos colaterais, como pode aumentar a imunidade do corpo, ajustando as funções do mesmo. Por isso, o Tuiná é barato, altamente eficaz, benéfico, uma medicação ideal e sem efeitos colaterais.
No presente momento, muitas coisas podem ser feitas no campo do Tuiná. Primeiro, o mecanismo do Tuiná precisa ser investigado à luz das modernas teorias médicas. Segundo, o Tuiná deve ser usado para tratamento de mais doenças, em práticas clínicas, para alargar o alcance de suas indicações. Terceiro, o Tuiná deveria ser expandido para o resto do mundo, para que as pessoas fora da China possam apreciar o que este tratamento médico significa. Finalmente, mais instrumentos usados para o tratamento, experimentos, pesquisas científicas e o ensino do Tuiná deveriam ser desenvolvidos.

Pesquisa feita : http://pt.wikipedia.org/wiki/Tuin%C3%A1, 

Massoterapia.

Combinando diferentes técnicas de massagem, a massoterapia traz diversos benefícios para a sua saúde e bem-estar 

Com o objetivo de prevenir doenças e promover a saúde através do estímulo geral da circulação pelo corpo, a massoterapia, além de usar diversas técnicas e modalidades de massagem corporal, combate dores, tensões, desequilíbrios e o estresse, resultados que garantem uma eficácia maior nos tratamentos de saúde.
A massoterapia é um conjunto de manobras e técnicas de massagens que visa o bem-estar e o tratamento do indivíduo. Ao massagear o corpo ou parte dele, o massoterapeuta proporciona um equilíbrio energético através do Sistema Nervoso Periférico (SNP); os folículos sensores da pele levam os estímulos da massagem ao Sistema Nervoso Central (SNC) e este aciona o Sistema Nervoso Autônomo (SNA), uma ação neurocirculatória que proporciona calma e relaxamento.
E os benefícios são inúmeros. “A massoterapia garante equilíbrio mental, emocional e energético, alivio de dores, aumento da circulação sanguínea, redução do stress, diminui danos causados por fibras ou músculos lesados, traz auxílio no tratamento de doenças, mais consciência corporal, bem-estar e atinge e traz benefícios até mesmo aos órgãos do corpo melhorando a amplitude dos movimentos”, afirma a massoterapeuta Jéssica Scali.
As técnicas da massoterapia são, em sua maioria, chinesas e surgiram há mais de 5.000 anos. Algumas sofreram mudanças anos depois quando chegaram à Europa, mas ainda assim, são usadas até os dias de hoje. “Existem inúmeras técnicas, mas no geral, as mais usadas são o Shiatsu (massagem mais profunda, um pouco dolorida, mas que consegue atingir exatamente a patologia do cliente), therapeutic taping (tratamento com fitas que aliviam, na hora, no mínimo 70% da dor), reflexologia (pontos de massagens nos pés que refletem em todo o corpo), auriculoterapia (pontos da reflexologia encontrados nas orelhas), drenagem linfática, além de acupuntura, entre outras não tão utilizadas e conhecidas, mas que tem um efeito especial no tratamento,” explica Jéssica.
A massagem é indicada para todas as pessoas, seja para tratamento de dores, fins estéticos, emocionais, energéticos e até mesmo doenças. “Muitas pesquisas comprovam que o simples toque da massagem, por mais delicado que seja, traz benefícios a quem recebe”, afirma a massoterapeuta. A massagem é contra-indicada apenas para pacientes com câncer muito avançado e gravidez (especialmente de risco; grávidas podem receber massagem, mas apenas relaxante e deslizante nas pernas, ombros, braços, sem uso nenhum de força ou uso dos pontos da massoterapia).

Pesquisa em http://qrevista.com.br/itatiba/massoterapia/, 

Novidades!!!!!

MAGIA DO TOQUE.
Acredita que a saúde é um processo de autoconhecimento e prevenção. Assim como é importante desintoxicar o corpo, também é essencial fazer o mesmo com a mente e renovar a alto estima. 
Por isso estamos criando uma linha de roupas para você .
Roupas confortáveis, leves e acima de tudo bonitas.
Para fazer massagens, exercícios e estar confortável.

Logo teremos fotos dos modelos....
Se você  preferir fazemos o modelo a sua escolha...
E só entrar em contato...







Twitter @magiadotoque

Facebook: Magia do Toque

magiado_toque@hotmail.com
magiadotoquemassoterapia@gmail.com

Massagem como forma de prevenção


Ultimamente temos ouvido falar sobre os benefícios físicos que uma sessão de massagem proporciona como a diminuição do estresse e o alivio para dores musculares, além de relaxamento e bem estar.

A massagem, relaxante ou terapêutica, é uma ótima opção para aliviarmos o estresse e diminuirmos o cansaço ocasionados pela correria do dia-a-dia. Isso ocorre porque durante uma sessão de massagem alguns neurotransmissores, como a serotonina, são liberados, provocando essa sensação de bem estar físico e mental.

Porém, precisamos mudar a visão de que uma massagem só deve ser feita quando sentimos dor ou quando estamos estressados. A massagem precisa ser encarada como um tratamento preventivo para evitar a dor e o estresse. Se a fizermos como prevenção poderemos minimizar os efeitos gerados pelo estresse, entre eles as dores de cabeça e nas costas.

Também é necessário nos conscientizarmos da necessidade de deixarmos um tempo para nos cuidarmos. Estamos sempre priorizando a família, o trabalho ou outras coisas e não conseguimos um tempo para cuidarmos de nós mesmos. O trabalho consome um tempo enorme do nosso dia-a-dia, mas se não agendarmos um compromisso conosco, nunca teremos tempo para nós. Quando não temos compromissos, estamos “disponíveis” para o que aparecer. A falta de tempo não pode ser a desculpa para não se cuidar. Quando adoecemos vamos ao médico, ou seja, “criamos” um tempo para nos cuidarmos, pois a situação assim o exige. E porque não “criarmos” esse tempo para nos cuidar de forma preventiva, para evitar que doenças apareçam e nos forcem a parar. Sim, a doença ou as dores nada mais são do que o nosso corpo pedindo para ser cuidado.

Precisamos nos dar esse tempo. A sensação de relaxamento após uma sessão de massagem é tão boa, tão gostosa e porque não nos damos esse prazer com mais freqüência. Será que não merecemos isto?

Cristina Andrade
Terapeuta Corporal

A MASSAGEM TERAPÊUTICA AUXILIANDO NA PREVENÇÃO E

TRATAMENTO DAS DOENÇAS FÍSICAS E PSICOLÓGICAS

A massagem como recurso terapêutico vem sendo reconhecida como uma das terapias mais eficazes para alívio de dores e prevenção de doenças. Tem 
como proposta de trabalho, dentro de uma visão holística, tornar o indivíduo consciente do seu corpo, das
suas tensões, da sua respiração e das suas cargas emocionais, bem como melhorar a nutrição dos tecidos pelo aumento da circulação sanguínea e linfática além de outros benefícios físicos e emocionais.


Efeitos e benefícios que a massoterapia proporciona
- Aumenta a percepção
- Aumenta a consciência corporal
- Aumenta o relaxamento
- Aumenta a circulação sanguínea, linfática e capilar
- Aumenta a capacidade respiratória
- Anti–stress
- Desportivo
- Estético
- Tonifica
- Equilibra física e mentalmente
- Estímulo muscular profundo e sensorial
- Estimula as terminações nervosas receptoras
- Diminui fibroses em músculos lesados, desenervados ou imobilizados
- Mantém o músculo nutrido, flexível e com vitalidade
- Melhora a elasticidade e a aparência da pele
- Libera mecanicamente aderência e fibrose das cicatrizes
- Aumenta o contato com o próprio corpo
- Alivia as dores
- Diminui fadiga muscular
- Traz energia, mantendo o corpo mais harmônico, com mais disposição e sensação de leveza.