Massagem como forma de prevenção


Ultimamente temos ouvido falar sobre os benefícios físicos que uma sessão de massagem proporciona como a diminuição do estresse e o alivio para dores musculares, além de relaxamento e bem estar.

A massagem, relaxante ou terapêutica, é uma ótima opção para aliviarmos o estresse e diminuirmos o cansaço ocasionados pela correria do dia-a-dia. Isso ocorre porque durante uma sessão de massagem alguns neurotransmissores, como a serotonina, são liberados, provocando essa sensação de bem estar físico e mental.

Porém, precisamos mudar a visão de que uma massagem só deve ser feita quando sentimos dor ou quando estamos estressados. A massagem precisa ser encarada como um tratamento preventivo para evitar a dor e o estresse. Se a fizermos como prevenção poderemos minimizar os efeitos gerados pelo estresse, entre eles as dores de cabeça e nas costas.

Também é necessário nos conscientizarmos da necessidade de deixarmos um tempo para nos cuidarmos. Estamos sempre priorizando a família, o trabalho ou outras coisas e não conseguimos um tempo para cuidarmos de nós mesmos. O trabalho consome um tempo enorme do nosso dia-a-dia, mas se não agendarmos um compromisso conosco, nunca teremos tempo para nós. Quando não temos compromissos, estamos “disponíveis” para o que aparecer. A falta de tempo não pode ser a desculpa para não se cuidar. Quando adoecemos vamos ao médico, ou seja, “criamos” um tempo para nos cuidarmos, pois a situação assim o exige. E porque não “criarmos” esse tempo para nos cuidar de forma preventiva, para evitar que doenças apareçam e nos forcem a parar. Sim, a doença ou as dores nada mais são do que o nosso corpo pedindo para ser cuidado.

Precisamos nos dar esse tempo. A sensação de relaxamento após uma sessão de massagem é tão boa, tão gostosa e porque não nos damos esse prazer com mais freqüência. Será que não merecemos isto?

Cristina Andrade
Terapeuta Corporal

A MASSAGEM TERAPÊUTICA AUXILIANDO NA PREVENÇÃO E

TRATAMENTO DAS DOENÇAS FÍSICAS E PSICOLÓGICAS

A massagem como recurso terapêutico vem sendo reconhecida como uma das terapias mais eficazes para alívio de dores e prevenção de doenças. Tem 
como proposta de trabalho, dentro de uma visão holística, tornar o indivíduo consciente do seu corpo, das
suas tensões, da sua respiração e das suas cargas emocionais, bem como melhorar a nutrição dos tecidos pelo aumento da circulação sanguínea e linfática além de outros benefícios físicos e emocionais.


Efeitos e benefícios que a massoterapia proporciona
- Aumenta a percepção
- Aumenta a consciência corporal
- Aumenta o relaxamento
- Aumenta a circulação sanguínea, linfática e capilar
- Aumenta a capacidade respiratória
- Anti–stress
- Desportivo
- Estético
- Tonifica
- Equilibra física e mentalmente
- Estímulo muscular profundo e sensorial
- Estimula as terminações nervosas receptoras
- Diminui fibroses em músculos lesados, desenervados ou imobilizados
- Mantém o músculo nutrido, flexível e com vitalidade
- Melhora a elasticidade e a aparência da pele
- Libera mecanicamente aderência e fibrose das cicatrizes
- Aumenta o contato com o próprio corpo
- Alivia as dores
- Diminui fadiga muscular
- Traz energia, mantendo o corpo mais harmônico, com mais disposição e sensação de leveza.
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário